O mercado de seguros está em constante transformação e acompanha as principais mudanças da sociedade. Nesse sentido, é importante conhecer as principais tendências de seguro de carro.

Entender essas tendências vai te ajudar a escolher o seguro ideal para você. A boa notícia é que as seguradoras estão cada vez mais adaptadas aos mais diferentes tipos de público, com redução da burocracia e seguros mais acessíveis.

Por isso, continue a leitura e conheça as principais tendências do momento:

Redução de burocracia

O excesso de burocracia já levou muitos clientes a desistirem de um seguro. Afinal, por muito tempo a assinatura de um contrato já foi um processo complicado, demorado e até inacessível para boa parcela da população.

Assim, muitas seguradoras já oferecem serviços 100% online e contam com a redução de uma série de burocracias. Hoje já existem ferramentas para a automação de processos, softwares que auxiliam com contratos e a digitalização de documentos faz com que não seja preciso comparecer pessoalmente para assinar.

Esse processo começou no mundo das instituições financeiras e hoje atinge outros mercados, como é o caso das seguradoras. A tendência é que seja cada vez mais simples contratar um seguro, diretamente do seu computador ou smartphone. O mesmo vale para acessar a cobertura do seguro.

Autosserviço

A pandemia causada pela Covid-19 mudou drasticamente os hábitos de consumo de toda a população mundial. Se temos a redução das burocracias, também temos uma menor necessidade de intermediários nas negociações, seja ao contratar um seguro ou ao acessar os serviços.

O autosserviço ganhou muito destaque nos últimos anos e os clientes já podem contratar um seguro sem passar por um intermediário. Um bom exemplo é um site ou app da seguradora que é capaz de oferecer o seguro ideal para o perfil do cliente, apenas com base em um breve questionário. Ou seja, em muitos casos não é preciso passar por um corretor.

Já para acessar os serviços, a liberação também pode ser feita por meio do autosserviço, sem burocracias desnecessárias. Não há mais a necessidade de levar o automóvel para uma avaliação, já que ela pode ser feita por meio de imagens enviadas pelo condutor.

Foco na jornada do cliente

Cada vez mais a experiência do cliente é relevante. Faz parte de uma boa experiência diminuir as burocracias e permitir o autoatendimento, facilitando o acesso ao serviço. Além dos itens já citados, a função dos corretores mudou drasticamente com as transformações dos últimos tempos.

Se antes o corretor tinha a função de mostrar diferentes possibilidades de seguros, hoje os dados já são capazes de auxiliar nesse processo. Assim, o corretor tem uma função mais profunda, que é facilitar a decisão do cliente na contratação do seguro.

Hoje, os corretores estão focados em apresentar vantagens, mostrar a comparação detalhada entre diferentes planos, além de observar o mercado dos seguros e se adaptar a ele, posicionando a empresa de forma mais competitiva no mercado.

A Nórdica Seguros acompanha as principais tendências do mercado. Acesse nosso site e faça agora mesmo uma simulação de seguro de carro.