Contratar um seguro cibernético fornece tranquilidade para a empresa e se tornou algo essencial com o avanço do conceito sociedade 4.0. Ter esse tipo de serviço evita dores de cabeça com perda de dados, prejuízos por contas de ataques, violação de privacidade, extorsão, entre outros.
No entanto, existem algumas medidas que podem ser adotadas, são consideradas simples e podem fazer parte de um protocolo básico de segurança pessoal.
A primeira coisa é ter uma orientação em como escolher uma senha forte para proteger dados importantes. Por isso, é preciso pensar bem antes de escolher a senha de e-mails e logins.
Lembrando que adotar medidas de segurança com senhas ou não a nível pessoal, não substitui a contratação de um serviço profissional. Ter um serviço de seguros cibernéticos é a forma mais efetiva de cobrir riscos devido a um ataque cibernético com atenção especial a Lei de Proteção de Dados (LGDP).
Nunca use palavras do dicionário
Usar o dicionário é uma das primeiras coisas a ser feita pelos hackers. Você pode pensar que a senha é forte por ter escolhido uma palavra pouco conhecida e única, mas isso pouco importa.
Eles podem criar listas com todas as palavras do dicionário e até usar programas específicos para formar palavras que podem ser usadas.
Use todo tipo de caracteres diferentes
Uma senha considerada forte tem uma combinação única de caracteres. A dica é usar pelo menos uma letra em caixa alta, uma em caixa baixa, um número e um caractere especial. Desta forma, o número de possibilidades será muito maior para cerca de mais de 1 quadrilhão de possibilidades e ficará mais difícil para que a senha seja exposta.
Nuca use apenas números
Uma sequência de apenas números é muito fácil de ser quebrada. Afinal, existem apenas 10 dígitos no sistema de numeração e as possibilidades se limitam a estas combinações.
Mude as senhas com frequência
A dica é seguir uma regra básica em que senhas de banco devem ser mudadas a cada três meses pelo menos. Dessa forma, as contas estarão mais seguras reduzindo as chances de ter dados comprometidos.
Use senhas diferentes para contas diferentes
Se usar a mesma senha para todas as contas, a segurança será menor mesmo que pareça tentador fazer isso pela praticidade.
Use frases senhas que façam sentido
A criação de uma senha deve fazer sentido para ser mais fácil de ser lembrada. Uma das melhores formas é usar frase senha usando todos os tipos de caracteres, mas que remeta a algo importante na vida.
A primeira dica é partir de uma frase ou sentença significativa. Por exemplo, você é um amante de livros de ficção científica. Então, pode usar a senha ‘’eu amo livros de ficção científica’’.
Agora, deve pegar essa frase e transformar em uma senha forte usando uma palavra de cada em caixa baixa, caixa alta, usando números e caracteres especiais. Por exemplo: EuS2l1Vr@sDficss@0sc-fi!
Esse tipo de senha não é inquebrável, mas é considerada forte e dará bastante trabalho para o hacker, pois segue todas as regras, tem 23 caracteres, usa todos os caracteres disponíveis, além de ser uma frase que pode ser lembrada de forma mais fácil.
A NÓRDICA SEGUROS, em parceria com várias seguradoras de ponta, desenvolveram vários planos de seguros que oferecem a cobertura ideal em caso de ataques cibernéticos.
Em nosso site você pode acessar o e-book: Riscos cibernéticos agora é Lei . Nele você conhecerá mais detalhes sobre a LGPD.
Há também na nossa página sobre a importância de seguro de riscos cibernéticos, com informações mais detalhadas.