Os ataques cibernéticos resultam em dois grandes riscos para as empresas: perda de dados e perda de dinheiro.
Por isso, a busca por uma maior segurança cibernética ganha mais importância para as empresas, organizações e clientes, inclusive esta preocupação foi impulsionada pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigência em janeiro de 2021, mas que começa a gerar sanções esse mês.
Como a lei afeta meu negócio? Além de definir regras para o uso, proteção e transferência de dados pessoais coletados pelas empresas, a LGPD aplicará advertências e multas diárias de até R$ 50 milhões.
Todas as empresas estão sujeitas a ataques, mas muitas ainda pecam em proteger seus dados. Por isso, hoje, qualquer negócio, independente de seu segmento de atuação, porte ou faturamento, precisa tornar seus sistemas mais seguros e ter algum tipo de proteção, como, por exemplo um seguro de riscos cibernéticos para garantir um respaldo financeiro em caso de golpes, invasões de hackers e até vazamento de dados empresariais ou pessoais, de funcionários ou clientes.
Recentemente, notícias de empresas brasileiras vítimas de ataques ganharam repercussão no mundo, como, por exemplo, o Grupo Fleury, rede de laboratórios de diagnósticos médicos, que teve seu sistema gravemente afetado pela ação de ransomware (extorsão de dados) realizada pelo grupo cibercriminoso REvil, que já atacou a JBS e o TJRS.
Ou seja, está cada vez mais evidente que a segurança cibernética é um requisito obrigatório para qualquer porte de empresa: não perder dados, nem dinheiro, levar multas ou ter outras consequências.
Dados apontam que apenas 4% das pequenas e médias empresas estão preparadas para lidar com ataques cibernéticos, segundo estudo anual realizado pela Ernst & Young. Dessas, apenas 55% já iniciaram algum processo para adequação à nova Lei Geral de Proteção de Dados.
E sua empresa já está preparada ou sabe lidar com um possível ciberataque?
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Vale dizer que treinar a equipe, investir em tecnologias de proteção de dados ou contratar um seguro de riscos cibernéticos, são alguns caminhos para preservar a empresa e torná-la mais confiável para os seus clientes.