Manter os dentes saudáveis é muito mais do que a busca por um sorriso bonito. Afinal, a saúde bucal é essencial para prevenir uma série de doenças que comprometem a qualidade de vida do paciente. Dessa forma, muitas pessoas buscam planos odontológicos para ter mais tranquilidade nos seus cuidados.
Esse tema ainda gera muitas dúvidas, por isso, selecionamos perguntas frequentes sobre planos odontológicos e respondemos algumas questões sobre o assunto. Deseja contratar esse tipo de plano e quer saber mais antes? Continue conosco e solucione suas dúvidas!
O que é e como funciona um plano odontológico?
Um plano odontológico permite que o contratante acesse atendimento, procedimentos e tratamentos relacionados à saúde bucal. Funciona de maneira similar aos serviços de plano de saúde, que neste caso, são relacionados exclusivamente aos cuidados odontológicos.
Há diversas opções de planos no mercado, com planos que possuem coberturas básicas com procedimentos obrigatórios estabelecidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Há também planos mais completos e personalizados pelas operadoras, com coberturas extras. Já o pagamento pode ser mensal ou anual, dependendo do tipo de plano e operadora.
Tempo de carência: o que é e como funciona nesse tipo de plano?
O tempo de carência é um termo determinado pela operadora para que o cliente possa desfrutar da cobertura do plano. Ou seja, em alguns casos é preciso esperar alguns dias ou meses para marcar uma consulta odontológica. Esse tempo varia de acordo com as operadoras e tipo do plano e há também planos sem carência.
Para saber quando você pode começar a usar seu plano, é preciso ler atentamente o contrato.
Quais procedimentos são considerados de urgência?
Procedimentos de urgência são obrigatórios em todos os planos odontológicos. São eles: hemorragias, abscessos, fraturas e qualquer situação na qual o paciente apresente. Todos eles podem ser realizados no atendimento urgente.
Quais são os serviços obrigatórios na cobertura?
De acordo com a ANS, todo plano odontológico deve cobrir consultas, exames de raio X, limpezas, restaurações, extrações, cirurgias, tratamentos de gengiva, além dos procedimentos de urgência e emergência.
Há limite de consultas ou procedimentos?
Não. É possível fazer quantas consultas e procedimentos forem necessários, desde que os procedimentos façam parte da cobertura do seu plano.
Aparelhos ortodônticos são cobertos pelo plano?
A ANS não estabelece a obrigatoriedade dos aparelhos dentais. Contudo, há diversas opções de plano que incluem os aparelhos ortodônticos. O procedimento é considerado extra e deve constar no contrato para ser realizado.
Plano odontológico possui reajuste anual? Como funciona?
Assim como os planos de saúde, o plano odontológico possui sim reajuste anual. Esse reajuste normalmente ocorre no mês de aniversário do contrato. Ou seja, quando o contrato completa um ano, há o reajuste. O valor do reajuste deve ser estabelecido no contrato e de acordo com o índice estabelecido pela ANS.
Plano com coparticipação: como funciona?
Um plano que desperta bastante dúvida é o de coparticipação. Trata-se de um tipo de plano no qual o cliente paga uma mensalidade e também uma porcentagem dos serviços cada vez que acessar. É uma boa solução para os beneficiários que usam o plano poucas vezes, já que a mensalidade é reduzida e só pagará uma pequena porcentagem do serviço utilizado.
Contudo, para não sair no prejuízo, cheque no contrato as regras e também os valores cobrados.