Dentro do vasto universo empresarial e corporativo é regra de ouro manter em segredo os principais meios que são empregados para o sucesso dos negócios, bem como tratar de forma secreta tudo o que faz referência aos métodos, práticas, fórmulas e desenvolvimento de projetos responsáveis pelos ganhos e, obviamente, o sucesso de cada empresa.
Mas você sabe a diferença entre os termos segredo e secreto?
Há uma tênue mas importante diferença. Por definição, segredo é algo que não pode ser revelado. Por exemplo, pouquíssimas pessoas conhecem a fórmula original da Coca-Cola. Já secreto se refere a tudo que deve ser mantido em confidencialidade e não pode ser mostrado. Nas últimas corridas da edição 2019 da Fórmula Um, os motores da equipe Ferrari tiveram um rendimento acima das demais equipes. Todos sabiam que o segredo estava no motor, mas ninguém descobriu o que era porque o desenvolvimento se deu de forma secreta.
Nos dias de hoje, um dos principais ativos das grandes empresas não está guardado em fórmulas secretas, mantidos em segredo dentro de cofres ou criptografados em computadores pessoais.
Não entre em desespero se você descobrir que os dados pessoais dos clientes da sua empresa, aqueles que são coletados virtualmente através de sites e aplicativos, e utilizados para traçar novas ações de marketing, desenvolvimento de produtos e até mesmo melhoras na matriz de produção, não estão em segredo por mais que a empresa os trate de forma secreta.
Se você se desesperou, saiba que não é o único. Pesquisa da KPMG International: Guardians of trust – Who is responsible for trusted analytics in the digital age, de fevereiro de 2018, constatou que mais de noventa por cento dos executivos de grandes empresas entrevistados não confiam no processo de análise de dados dos seus departamentos de informática.
E cada vez mais o mundo inteiro tem sido vítima de cyber atacks. Verdadeiros terroristas sem rosto e sem pátria conseguem derrubar servidores, firewalls e backups de grandes empresas, dilapidando não só as os ativos e faturamentos, mas também sua reputação e prestígio.
As ações desses hackers podem expor não apenas os segredos das empresas, mas também aquilo que ela trata de forma mais secreta: os dados pessoais dos seus clientes.
Em uma rápida pesquisa no Google você irá encontrar dados a respeito de grandes ataques cibernéticos a empresas, como a NetShoes, a montadora Renault, o site Yahoo e mais recentemente Laborátorios Fleury! e até a própria Google já sofreram invasões cibernéticas, cujos danos vão além da revisão dos sistemas de segurança, pagamento de resgate de dados ou de indenizações a terceiros.
Envolve a Justiça. Vários países do mundo criaram severas legislações sobre proteção de dados pessoais coletados por empresas. No Brasil, que segundo a edição online da revista Veja de 10 de março de 2019 é um dos principais alvos de ataques de hackers dado a vulnerabilidade dos seus sistemas, foi promulgada a Lei 13.709/18 que define, disciplina e pune o uso de dados pessoais pelas empresas.
Considerada como uma das mais severas do mundo, essa lei define, em seu artigo 52, § 2, a seguinte redação, em caso de vazamento de dados de clientes: II – multa simples, de até 2% (dois por cento) do faturamento da pessoa jurídica de direito privado, grupo ou conglomerado no Brasil no seu último exercício, excluídos os tributos, limitada, no total, a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) por infração;
Isto significa que não importa se a sua empresa é vítima ou não. A responsabilidade dos dados dos seus clientes é integralmente de quem as recebeu, mantém e manipula. Por isso, não vale a pena contar apenas com a sorte ou com o suporte de informática da sua empresa.
É preciso estar seguro.
Nós, da NÓRDICA SEGUROS, trabalhamos com várias seguradoras de ponta no mercado, como a AIG, Tokio Marine entre outras, que desenvolveram vários planos de seguros a ataques cibernéticos à sua empresa que envolve, entre outras coisas:
a) – Gerenciamento dos dados obtidos pela empresa;
b) – Processos seguros de portabilidade de dados coletados;
c) – Trilhas para realização de auditorias de acordo com a lei;
d) – Pagamento de multas ou indenizações em caso de vazamento de dados;
e) – Suporte jurídico para ações movidas pela justiça e por terceiros em caso de vazamento de dados.
Conhecimento atualizado é uma ferramenta de proteção e segurança necessária nos dias de hoje, onde tudo é compartilhado pela internet. Acredite nas indicações dos profissionais da NÓRDICA SEGUROS, que estão treinados e preparados para apresentar as melhores propostas das seguradoras que atuam há anos no mercado, guardando os seus segredos e protegendo tudo o que é de mais secreto para a sua empresa, mantendo em segredo – e em segurança – os seus clientes.