Nossa sociedade vive em constante movimento e com isso, muitas transformações acontecem com o passar dos anos. Com tantas mudanças, é cada vez mais comum que as pessoas se sintam mais ansiosas, frágeis e difíceis de compreender. Muito além de um problema individual, essas são características sociais do momento presente. O conceito mundo BANI fala exatamente sobre isso.

Neste cenário, todas as esferas da sociedade devem se adaptar, incluindo o meio corporativo. Hoje, os ambientes de trabalho devem ser mais flexíveis, sendo que empresas e colaboradores precisam se adaptar às transformações. Continue a leitura para compreender melhor esse conceito e descubra se a sua empresa está preparada para o futuro.

Afinal, o que é mundo BANI?

BANI é uma sigla derivada da língua inglesa que significa: brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible. Em português, os termos significam: frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

Em 2018, o antropólogo Jamais Cascio apresentou a sigla ao mundo, embasada em estudos sobre os comportamentos sociais atuais. O pesquisador compreendeu que o termo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), cunhado na década de 90, já não era o suficiente para acompanhar as mudanças sociais do mundo pós-moderno.

No atual contexto, o avanço da tecnologia é o principal fator que influencia o pensamento não linear e ansioso. Com a pandemia causada pela Covid-19, outras condições ressaltam a teoria do antropólogo. Hoje, a instabilidade econômica traz uma grande fragilidade, muitas pessoas se encontram sem certezas na sua vida econômica e profissional.

A seguir, entenda mais sobre como cada característica do mundo BANI se mostra na sociedade.

Frágil

O mundo como conhecíamos mudou completamente com a chegada da pandemia causada pela Covid-19 e continua mudando. Percebemos o quanto o corpo humano é frágil e como nossas estruturas são atravessadas pela fragilidade. Tudo é incerto, o ambiente de trabalho se modificou, foi e ainda é preciso se adaptar.

De acordo com o antropólogo, o universo corporativo também se mostra frágil neste sentido. Afinal, com tantas mudanças, é preciso se adaptar constantemente. Em outras palavras, as empresas precisam cada vez mais “dançar conforme a música”. A pandemia fez com que muitas empresas quebrassem e mostrou que todas precisam estar preparadas para as transformações.

Ansioso

É difícil se planejar sem saber como vai ser o futuro. Hoje, gestores, empresários e colaboradores se sentem ansiosos quanto ao seu futuro nas empresas. Neste cenário, o mundo corporativo compreende a necessidade de ter flexibilidade, além de cuidar da saúde mental de seus colaboradores.

Não linear

A internet trouxe uma rapidez inimaginável aos nossos processos. Com o constante avanço tecnológico, podemos resolver uma série de atividades em poucos cliques. Hoje, podemos realizar uma grande quantidade de tarefas ao mesmo tempo e de forma não linear. Dessa forma, as empresas devem acompanhar esse novo modo de pensar, seja nas relações de trabalho ou na experiência de compra dos clientes.

Incompreensível

Ter mais acesso à informação não é sinônimo de maior compreensão. Hoje, temos diversas interpretações sobre um mesmo assunto. Está explícito que nada é simples e todas as soluções envolvem estratégias complexas.

Contudo, as empresas contam com a tecnologia para facilitar suas tomadas de decisão. O big data, por exemplo, é um dos mais valiosos recursos para as empresas, que proporciona um maior entendimento dos hábitos de consumo dos clientes e até mesmo traz oportunidades estratégicas para o RH.

E então, chegando até aqui, você acredita que a sua empresa está preparada para o mundo BANI? Em um cenário frágil e com um futuro incerto, é preciso proteger o que é mais valioso para seu negócio. Conheça as soluções em seguros para sua empresa e colaboradores.