No mundo cada vez mais conectado em que vivemos, os dispositivos eletrônicos portáteis se tornaram companheiros indispensáveis em nosso cotidiano.
Todavia, com a crescente dependência desses aparelhos, surge a necessidade de protegê-los contra diversos riscos que podem comprometer seu funcionamento. Ademais, os dados pessoais que nele estão armazenados, uma vez que ficam expostos nas mãos de desconhecidos.
Por causa dessas situações, o Seguro de Equipamentos Portáteis ganha destaque.
Contudo, como em qualquer área, surgem mitos e verdades que muitas vezes confundem os consumidores na hora de tomar uma decisão sobre a proteção de seus aparelhos.
Neste texto, exploraremos alguns dos mitos mais comuns associados ao seguro de equipamentos portáteis, isto é, desvendando as verdades por trás de cada um.
O que é o Seguro de Equipamentos Portáteis
O Seguro de Equipamentos Portáteis oferece uma solução de proteção abrangente para dispositivos móveis e diversos outros eletrônicos.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil tem cerca de 1 milhão de aparelhos eletrônicos roubados por ano, isto é, só de celulares, são 114 roubados por hora.
Diante do aumento alarmante de casos de roubos, a demanda por opções que proporcionem maior segurança tem ganhado destaque. Dessa forma, o Seguro de Equipamentos Portáteis surgiu como uma solução altamente requisitada no mercado atual.
Uma vez que é oferecida coberturas amplas que abrangem desde roubos e furtos até proteção à dispositivos wearable. A proteção para aparelhos móveis tem capturado a atenção, principalmente no cenário empresarial.
Desse modo, ao contratar o seguro, é possível contar com:
– Cobertura de quebra e roubo de eletrônicos;
– Cobertura para smartphones e tablets;
– Indenização por perda ou dano de dispositivos portáteis;
– Cobertura contra danos líquidos;
– Cobertura internacional para eletrônicos;
– Indenização por furto de dispositivos móveis;
– Política de reembolso para equipamentos danificados;
– Cobertura contra falhas de software;
– Proteção contra falhas elétricas
– Proteção contra incidentes em locais públicos
O Seguro cobre danos causados também em aparelhos antigos
Mito. Muitos consumidores questionam sobre até que ponto o seguro cobre aparelhos em termos de idade, a dúvida é se dispositivos eletrônicos mais antigos também podem usufruir desses benefícios.
Entretanto, a verdade é que, na realidade, equipamentos com mais de quatro anos de uso e smartphones com mais de dois anos, a maioria das seguradoras não são elegíveis para essa cobertura.
Softwares e os dados armazenados perdidos não estão na cobertura do seguro
Verdade. É um equívoco pensar que o Seguro de Equipamentos Portáteis abrange danos aos softwares e dados armazenados no aparelho. Na realidade, a cobertura se restringe aos danos físicos causados ao dispositivo em si somente.
O seguro abrange todas as situações que possam afetar negativamente o aparelho.
Mito. A utilização inadequada dos aparelhos segurados, seja devido ao funcionamento em condições impróprias ou ao uso excessivo além de sua capacidade normal de trabalho, pode danificar os equipamentos.
Portanto, é importante notar que o seguro não abrangerá eventuais mau funcionamento ou quebras decorrentes dessas situações.
O seguro não abrange situações de extorsão e atos realizados por terceiros.
Verdade. O seguro não inclui cobertura para casos de extorsão, apropriação, estelionato, furto qualificado e roubo cometidos contra os bens do segurado, realizados por funcionários, ou representantes do mesmo.
O Seguro Equipamentos Portáteis é caro
Mito. Uma das principais concepções errôneas referente ao Seguro Equipamentos Portáteis, é a de que são excessivamente caros, quando na verdade eles muitas vezes se mostram acessíveis, principalmente, considerando os valores dos dispositivos protegidos.
Equipamentos fotográficos e GPS entram na lista do seguro
Verdade. Além de cobertura para dispositivos de áudio, vídeo e notebooks, que são os mais comuns, contudo, há uma variedade de outros equipamentos eletrônicos que também estão na abrangência do Seguro.
Isso inclui desde tablets e câmeras fotográficas até fones de ouvido sem fio, smartwatch e até mesmo equipamentos de áudio portáteis.
Vale a pena contratar um Seguro Equipamentos Portáteis?
Há quem acredite que a cobertura não é abrangente, entretanto, muitos dos seguros oferecem proteção contra uma ampla gama de situações, desde danos acidentais até roubo.
É importante compreender que o Seguro de Equipamentos Portáteis é um investimento inteligente para proteção contra danos físicos aos equipamentos. Desse modo, garantindo tranquilidade para quem não vive sem seus eletrônicos.
Ao considerar a obtenção de um Seguro de Equipamentos Portáteis, é importante reconhecer a extensão das opções disponíveis, dessa forma, protegendo seus eletrônicos valiosos e essenciais.
Para saber mais sobre como proteger seus equipamentos, fale com um de nossos especialistas.