O sedentarismo é um mal extremamente comum. A falta de atividades afeta principalmente quem trabalha todos os dias, passa muito tempo sentado ou dentro de um escritório. Entretanto, os prejuízos do sedentarismo para a saúde são inúmeros. Mas, como evitá-los?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) vem alertando sobre os riscos do sedentarismo, alertando que o sedentarismo é mais mortal que o vício em cigarros.
Considerada a falta de atividade que provoca gasto calórico reduzido, o sedentarismo é o inimigo de quem busca uma vida saudável, é o grande culpado pelo aumento no número de casos de:
- Diabetes;
- Problemas cardíacos;
- Obesidade;
- Colesterol alto.
Os problemas acima mencionados são apenas alguns exemplos, já o sedentarismo consegue provocar inclusive o aumento no risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Quais os riscos do trabalho sedentário?
Tem se tornado cada vez mais comum as pessoas passarem a maioria de seus dias em frente a um computador. No trabalho, apesar de algumas empresas se preocuparem com a ergonomia, não é suficiente para aliviar os efeitos do sedentarismo, cabendo essa responsabilidade ao trabalhador.
Passar muito tempo sentado, pode também causar:
- Tensão muscular
- Dores nas costas (especialmente na região lombar)
- Desenvolvimento de problemas emocionais
- Metabolismo desequilibrado
Pessoas sedentárias tem maior propensão a desenvolver depressão e outros distúrbios emocionais, uma das doenças mais comuns do século. Esses são apenas alguns dos prejuízos que podem ser causados pelo sedentarismo no trabalho.
Como evitar o trabalho sedentário?
Apesar de parecer difícil, evitar o sedentarismo no trabalho não é impossível. Colocar o corpo em movimento exige, no entanto, intenção e dedicação. Com o tempo, pequenos gestos se tornam hábitos que passam então a colaborar com a saúde no trabalho.
Use as escadas ao invés dos elevadores
As escadarias demandam esforços de quem as sobe. Isso, por si só, quando praticado diversas vezes na semana – ou ao dia – oferece uma pequena dose de bem-estar que pode ajudar na regulação das emoções. Assim, subir as escadas do escritório vale mais que a praticidade dos elevadores.
Utilize meios de transporte alternativos
No caminho para o trabalho, opte pelas bicicletas e patinetes, por exemplo. É importante que o trabalhador aproveite o tempo fora do expediente para se movimentar. Para isso, as caminhadas também são uma opção de atividade simples que ajuda a promover a perda de peso, controle da pressão arterial, além de outros benefícios.
Levante-se e se alongue
Durante o expediente, quando fizer pausas, levante-se e aproveite para fazer alguns alongamentos simples. Se o local de trabalho oferecer algum tipo de ginástica laboral, aproveite a oportunidade para se mover e esticar as costas. Além disso, evite passar muito tempo sentado. E se possível, opte por trabalhar em pé durante algumas horas do dia.
Opte por uma vida mais saudável e com mais movimento!
Evitar o sedentarismo é uma escolha diária. Aproveite para incluir novos hábitos na sua rotina como beber mais água, comer mais frutas, verduras e legumes. Para tornar a vida menos sedentária mais fácil, que tal convidar os colegas de trabalho para se juntarem a você?
Para outras soluções, conheça a Nórdica Seguros.