A cada dia, fica mais claro para todos, sejam pessoas comuns ou gestores de recursos humanos dentro de empresas, que manter um plano de saúde é fundamental para garantir uma qualidade de vida, se enquadrando como um serviço essencial.
Entretanto, a área de planos de saúde pode ser uma das que mais geram problemas e dores de cabeça para quem as contrata, conforme pesquisas da ANS.
Para te ajudar a fugir dos planos com mais problemas, conforme apontam as pesquisas, preparamos esse conteúdo com a lista dos 3 planos com maiores reclamações e as maiores reclamações relacionadas aos planos de saúde, confira!
As maiores reclamações sobre os planos de saúde
O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizam um monitoramento ao nível nacional para analisar quais os planos de saúde que mais geram reclamações conforme os problemas reportados pelos consumidores.
Existem algumas queixas que ocorrem em maior número. A mais presente entre os consumidores se refere aos reajustes abusivos nos preços dos planos, correspondendo a 27,4%. Grande parte corresponde a planos de saúde coletivos que não possuem regulamentação junto à ANS.
Outro ponto que deixa a desejar é negativa de procedimentos na cobertura dos planos, ficando em 16,2%. Problemas nos setores financeiros também estão em destaque, considerando que essas empresas apresentam falhas de informação (15,8%) e problemas com renegociação de dívidas (13%).
Os 3 planos de saúde com maiores reclamações
Seguro um ranking apresentado por esses dois órgãos, confira abaixo os 3 planos com maiores reclamações em 2021.
1. São Cristóvão Saúde
Essa empresa lidera o ranking apresentado pela ANS com o maior número de reclamações emitidas por seus clientes, ainda que possuía uma avaliação de 6,0 no portal do Reclame Aqui, nota considerada mediana.
As maiores queixas dos contratantes do serviço da São Cristóvão Saúde eram relacionadas a muita demora para obter atendimento, dificuldade e problemas para emitir boletos de pagamento, assim como muito tempo de espera para conseguir agendar consultas ou exames.
2. Unimed Rio
Ainda que essa empresa seja muito conhecida no país, a Unimed Rio aparece em segundo lugar no ranking dos planos de saúde com mais reclamações.
A grande parte das reclamações feitas contra à cooperativa estão relacionadas ao grande tempo de espera para atendimentos, assim como baixa qualidade. Ainda, outro ponto de destaque é a demora para os clientes conseguirem consultas e agendamentos de exames.
3. GEAP Autogestão em Saúde
Ainda que possua nota média de 7,5 no portal Reclame Aqui referente a problemas resolvidos, a GEAP Autogestão em Saúde ocupa o terceiro lugar entre os planos mais problemáticos.
As principais queixas dos clientes se refere a cobranças feitas indevidamente, preços abusivos e muito tempo de espera para que procedimentos sejam liberados.
Assim, fica clara a importância em observar de perto o serviço prestado por empresas de planos de saúde para garantir uma opção que realmente possa oferecer atendimento de qualidade e por um preço justo.
Para isso, conheça a Nórdica Seguros, uma corretora completa de seguros e benefícios com mais de 9 mil clientes, atuando com pessoas físicas e empresas para oferecer as melhores opções de seguros, planos de saúde, consórcio e muitas outras opções.