Segundo o CEO da CISCO, John Chambers, existem dois tipos de empresas: aquelas que nunca foram atacadas e aquelas que ainda não sabem que foi atacada.
Um ataque cibernético pode mirar dados, atrapalhar sistemas operacionais, danificar informação, entre outros. Alguns criminosos agem em conjunto para roubar dados e pedir dinheiro de resgaste, por exemplo. Outros miram desestabilizar os sistemas como forma de sabotagem. Conheça 7 principais ataques cibernéticos.
- Malware
Malware é um software malicioso que pode infectar a máquina ao induzir pessoas a clicar em links maliciosos. Ao instalar o programa sem perceber, ele passa a interferir no funcionamento do computador, celular ou tablet. Como consequência pode bloquear acessos, instalar outros malwares, transmitir dados do hard drive e fazer o sistema ficar inoperável.
- Emolet
Esse é um trojan bancário poderoso e um tipo de malware. É um dos que mais causam prejuízo pelo comportamento destrutivo. Bastante usado para espionagem industrial com instalação de um ransomware para sequestrar sistemas de computador.
Segundo uma pesquisa do G Data, em 2019 ultrapassou a criação de 28 mil versões novas. Em 2020 foi usado em ataques em massa causando grandes prejuízos para corporações.
- DoS
Denial of Service (DoS) é um ciberataque que inunda o computador e rede para que não possa haver resposta, ou seja, ele sobrecarrega. Enquanto o sistema fica inoperante mais ataques são feitos.
- Man In The Midle – MITM – (O homem do meio)
O MITM é quando um hacker entra no meio de uma transação entre duas pessoas. Após fazer a interrupção, eles podem roubar dados. Isso ocorre quando as pessoas usam redes inseguras de Wi-Fi público. Eles podem aproveitar para instalar malware de forma maliciosa.
- Phishing
Uso da falsa comunicação, como um e-mail. A pessoa sem saber abre o e-mail e segue com as instruções como passar dados de cartão de crédito. O objetivo será roubar dados de cartões ou informações de login e até instalar malware.
- SQL Injection
Structure Query Language (SQL) é um tipo de ciberataque que resulta em colocar um código malicioso no servidor que usa SQL. Ao ser infectado, o servidor liberará informações.
- Ataques de senha
Com a senha correta, o hacker pode ter acesso a muita informação valiosa. Eles fazem ataques elaborados para enganar as pessoas. Desta forma, são induzidas a fazerem passos de segurança falsas para descobrir as senhas ou roubar listas de empresas e informações importantes.
Os ataques cibernéticos continuam evoluindo e se tornarão cada vez mais constantes com o surgimento da Internet das Coisas e a explosão de Big Data. Além das empresas terem que se preocupar com seus dados online, indivíduos também deverão, pois a tendência é que se viva em um mundo cada vez mais conectado.
A Nórdica Seguros, ajuda sua empresa a mitigar esses riscos com Seguro contra Riscos Cibernéticos, amparado inclusive da Lei Geral de Proteção de dados.
Para mais informações, baixe nosso e-book: Riscos Cibernéticos. Se tiver qualquer outra dúvida, fale conosco, estamos aqui para ajudar!
1 Comentário
[…] Os ataques cibernéticos não apenas representam uma ameaça à segurança digital, mas também têm implicações significativas no âmbito da responsabilidade civil. Uma vez que a organização é alvo de um ataque, surgem questões cruciais sobre quem é responsável pelos danos resultantes. […]