consórcio

Você já deve ter ouvido falar na modalidade de crédito que vem crescendo no Brasil, o consórcio, certo? Mas, você realmente sabe como essa linha de crédito funciona? Já teve algum amigo que fez consórcio?

O sistema de consórcio possibilita que você adquira um bem de uma forma muito mais simples. Essa linha de crédito nada mais é do que a união de pessoas físicas ou jurídicas com a finalidade de formar uma poupança comum destinada para a aquisição de bens como móveis, imóveis e serviços por meio de autofinanciamento supervisionado por uma administradora. Mas, para a administradora supervisionar o consórcio ela deve ser autorizada pela ABAC. E por que vem se destacando tanto? O consórcio tem o diferencial de não apresentar juros, além de não precisar de um valor de entrada, ao contrário do financiamento. Há apenas a taxa de administração, fundo reserva e seguro (não obrigatório). Olhando assim, parece que essas taxas são maiores que os juros do financiamento, mas pode apostar, não são.

Taxas do consórcio

Taxa de Administração – A administradora exerce a função de administrar todos os grupos de consórcio, liberando o crédito para quem for contemplado, analisando os consorciados inadimplentes, entre outras funções. A forma de remuneração da administradora é através da taxa de administração.

Fundo Reserva – O fundo reserva serve para garantir que o grupo do consórcio continue funcionando, mesmo que tenha inadimplência de alguns consorciados. O seu valor é fixo e cobrado da mesma forma que a taxa de administração citada acima.

Seguro – Nesse caso, o seguro pode ser opcional. Ele garante uma proteção adicional ao fundo reserva. Ele é acionado sempre que há inadimplência do consorciado. Também é possível contratar o seguro de vida, assim, caso o consorciado faleça sua contribuição estará garantida, com a seguradora assumindo as despesas. Também podemos encontrar o seguro desemprego, que em caso do consorciado fique desempregado, a seguradora paga algumas parcelas por tempo previamente determinado.

Para fazer um consórcio, em primeiro você deve procurar uma administradora autorizada pela ABAC e com ela, escolher o plano que melhor se encaixa com o valor do bem que você deseja. O valor escolhido do plano é parcelado pelo tempo definido no contrato. Logo após, o consorciado irá receber um número de cota como identificação durante as assembleias. Todos os meses é realizado assembleias com o intuito de mostrar quem foram os participantes contemplados através do sorteio e lance. Fora isso, as assembleias também são feitas para colocar em pauta questões sobre o grupo.

Como ser contemplado através do consórcio?

Você pode adquirir o bem por meio de duas contemplações: Sorteio ou Lance.

Sorteio – Como o próprio nome já diz, na contemplação por sorteio, você deve esperar ser sorteado para conseguir adquirir o crédito do bem que deseja.

Lance – A contemplação por lance é semelhante à de um leilão: O maior ou os maiores valores ofertados serão contemplados. O valor que é ofertado será usado para: Diminuir ou antecipar o valor de suas parcelas do consórcio.

Quando você for contemplado e tiver a carta de crédito, o consorciado pode escolher o bem ou o serviço que deseja, dentro da categoria do seu grupo. A carta de crédito é equivalente a dinheiro e por isso, você tem o poder de negociação na hora da compra. Um dos pontos mais interessantes no consórcio é que, ao longo do tempo, caso você queira um bem de menor valor do que a carta de crédito, você poderá utilizar a diferença para as despesas com a documentação, por exemplo. Mas, caso você queira um bem de valor maior do que o plano, você pode utilizar recurso próprio para complementar o valor de crédito.

Consórcio X Financiamento

A compra de um bem pode ser adquirida de várias formas. Hoje, nós vamos falar sobre as linhas de crédito: Consórcio e Financiamento, dando direções para você tomar a decisão de qual é melhor para o seu perfil.

Financiamento:

  • Pessoas que querem adquirir imediatamente o imóvel.
  • Precisa ter pelo menos 20% do valor do imóvel.
  • Há a presença de juros, na qual após o término do plano, você irá perceber que estava pagando o valor de dois imóveis.
  • Tem muita burocracia.
  • Você não recebe o dinheiro diretamente.
  • Você até poderá comprar outro valor de imóvel do que está estipulado na contratação, porém há a presença de muita burocracia. Dificultando assim a conquista do seu imóvel.

Consórcio:

  • Pessoas que não tem pressa de adquirir o bem
  • Não precisa do valor de entrada.
  • Não há presença de juros, há apenas a taxa de administração, porém continua sendo mais baixa que o financiamento.
  • Não há muita burocracia.
  • Quando contemplado, você ganha o direito de realizar a compra do imóvel desejado à vista.
  • Caso o valor da carta de crédito seja maior que o valor do imóvel desejado, você poderá usar até 10% da carta nas documentações ou até mesmo usar a diferença para amortizar sua dívida. Se o valor da carta de crédito for menor que o valor do imóvel desejado, você pode utilizar seus recursos próprios e até mesmo o seu FGTS para completar o valor do imóvel. Isso sem tanta burocracia.

Como vimos, o Consórcio tem muitas vantagens perante o financiamento, além de ser uma ótima maneira de te ajudar a guardar um pouco todo mês para conseguir realizar aquele seu sonho de tanto tempo.

Ficou com alguma dúvida sobre essa modalidade? Entre em contato com a nossa equipe para melhores esclarecimentos, ou simule aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *