Ter um negócio implica em ter muitas responsabilidades e isso inclui cobrir aspectos de segurança material, tanto da empresa, quanto dos funcionários, assim como é aconselhável fazer uma análise para avaliação de riscos.
Imagine só ter que lidar com um processo judicial ou se deparar com estragos causados por uma chuva forte e incontáveis imprevistos. Pensando de forma racional, incidentes podem acontecer e ter um seguro empresarial é algo lógico a ser feito.
Tipos de seguro empresarial
Basicamente, todo tipo de situação pode receber cobertura do seguro Multirriscos. Para entender melhor, vamos abordar situações fictícias para indicar os tipos mais indicados.
Danos e prejuízos causados por tempestade
A empresa sofre uma pane elétrica causada por um raio, um pequeno incêndio atinge uma sala e ocorre uma explosão de gás na cozinha da empresa.
Neste caso, os danos foram causados por fenômenos externos (raios e chuva) ou por falhas nos sistemas (pane elétrica). O seguro empresarial patrimonial será o mais indicado, pois cobre danos na estrutura e demais estragos nos bens materiais.
O seguro de danos elétricos pode ser acionado ao cobrir avarias a aparelhos queimados e instalações elétricas que forem causadas por curto-circuito ou variação de energia.
Estrutura do prédio sofre danos e prejudica faturamento da empresa
O seguro pagamento de aluguel custeará o valor das despesas em relação a aluguel e condomínio caso ocorra este cenário. Por exemplo, você vende equipamentos médicos e o local de estoque pega fogo. Por causa dos produtos queimados, não consegue enviar os pedidos e fica sem lucro para pagar o aluguel da sala.
Documentos importantes perdidos
Um alagamento ocorre durante a noite e documentos importantes são destruídos pela água. Além do seguro que cobre danos causados por água, existe um seguro que cobre danos a documentos. Nesse caso, a empresa seguradora paga os custos de impressão, digitação e do cartório para recuperar os itens perdidos. Essencial para empresas que gerem muitos documentos oficiais.
Furto por funcionário
Um equipamento de valor some de uma sala e quando as câmeras de segurança são conferidas, um empregado é filmado saindo do prédio levando o equipamento até seu carro no estacionamento da empresa. Roubos e furtos praticados por funcionários pode ser coberto com um seguro fidelidade de empregados.
Mercadorias são roubadas no armazém de estoque
O seguro empresarial roubo de equipamentos de valores cobre roubos, furtos ou danos em equipamentos, mercadorias e valores monetários.
Ocorre uma mudança repentina na bolsa e a empresa é paralisada
O seguro empresarial que cobre lucros cessantes será o indicado, pois cobrirá a perda de lucros, assim como pagamento de despesas fixas.
Dicas para contratar um seguro empresarial
Primeiro de tudo, deve haver uma avaliação de riscos da empresa. Portanto, checar todas possibilidades em relação a acidentes, desastres naturais e processos judiciais que podem comprometer os negócios.
O segundo passo é achar um profissional ou empresa que trabalhe com produtos licenciados, além de fazer um comparativo de preços, termos e benefícios de cada seguro.
Por último, mesmo que já tenha seguro empresarial, conforme a empresa cresce ou muda, o segurador deve ser contatado para fazer uma reavaliação da cobertura. Por exemplo, se decidir fazer expansão de operações.
Esperamos que isso tenha tirado suas dúvidas quanto aos tipo de seguro empresarial. Para mais informações, acesse Descomplica Vida Empresarial e baixe nosso e-book exclusivo. Se tiver qualquer outra dúvida, fale conosco, nós da Nórdica Seguros estamos aqui para ajudar!