O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, um deles é a qualidade do trabalho oferecido pelos funcionários, que por sua vez depende da satisfação de cada um com suas atividades e do ambiente corporativo.
Visando inovação e pensando no bem-estar dos colaboradores e em melhorias para a empresa, uma ideia que vem dominando o mercado, são os benefícios flexíveis. Método pouco comum, mas que vem ganhando espaço aqui no Brasil e fazendo a diferença em outros países. Em Portugal 56,1% dos funcionários já trabalham com esse sistema, mais precisamente seis a cada dez colaboradores.
Os benefícios flexíveis incluem um pacote de itens diferentes dos comuns, como vale-cultura, Associação a academias (Gympass), Saúde Pet (Porto Pet), Seguro de Vida Resgatável, além dos já tradicionais Plano de Saúde, Seguro de Vida, Odonto e Previdência e sem deixar VR+VT e porque não VA, entre outras atividades ligadas ao lazer, saúde e bem-estar.
Vantagens para o funcionário
O funcionário tem a opções de escolher os benefícios que melhor lhe atende. O pacote escolhido tem validade de 6 meses a 1 ano, podendo ser modificado após esse período, dessa forma os itens são personalizados de acordo com a preferência e necessidade de cada um.
Cada colaborador possui uma realidade e um estilo de vida diferente, dar essa autonomia para cada um, é uma forma de valorizá-lo e incentivá-lo.
Os benefícios flexíveis são soluções interessantes para conhecer um pouco mais sobre os funcionários e suas necessidades, e dessa forma pensar em mais soluções que possam melhor atendê-los.
Vantagens para a empresa
As vantagens para a empresa são muitas, uma delas é se destacar no mercado que ainda não está acostumado com esse recurso aqui no Brasil. As empresas atualmente oferecem benefícios como: vale-refeição, vale-transporte, vale-alimentação, auxílio-creche, entre outros, como forma de complemento ao salário, porém, muitas empresas estão descobrindo novas alternativas e opções de benefícios que vão além do que já é oferecido, se diferenciando das demais empresas e se destacando no mercado.
Essa liberdade resulta na satisfação e motivação do colaborador, e consequentemente em bons resultados. Um estudo da consultoria de gestão Bain & Company destaca que um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo, uma vez que o colaborador não tem incentivo, ele não vê motivos para se doar 100% em suas atividades, faz seu trabalho de forma “mecânica” e não pensa em inovar ou trazer algo de diferente para o bem da empresa.
Em uma pesquisa realizada pelo Glassdoor (site americano em que funcionários e ex-funcionários avaliam as empresas em diversas categorias), 57% dos funcionários afirmam que ter benefícios diferenciados é um dos principais motivos para aceitar uma proposta de emprego e permanecer nela.
Questões Legais
Como não é algo muito comum no país, você deve estar se perguntando sobre as questões legais, ponto muito importante para se atentar antes de adotar esta medida.
A CLT (Consolidação das leis do trabalho) não é atualizada, por isso não tem essa alternativa relacionada aos benefícios, mas é possível sim obtê-lo sem quebrar nenhuma regra.
Como estamos falando de um pacote com diversas opções de benefícios a escolha de cada colaborador, é necessário que tudo seja feito de acordo coletivo, definindo claramente todas as regras e condições igualmente para todos os funcionários e registrando todas as decisões tomadas através de uma Política de Benefícios. Dessa forma, evitará futuros problemas trabalhistas.
Quais benefícios se encaixam nessa categoria?
● vale-refeição ou alimentação;
● transporte e mobilidade;
● Plano de Saúde;
● combustível;
● vale-cultura;
● Auxílio-medicamento;
● seguro de vida;
● Academias de ginástica;
● auxílio-creche
● auxílio home office;
● previdência privada;
● Saúde Pet;
● ursos e educação;
Ficou interessado ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco, estamos à disposição para uma conversa e para atender todas as suas necessidades.