A Previdência Privada, também conhecida como previdência complementar, tem como objetivo proporcionar ao trabalhador uma proteção financeira, é uma forma segura de garantir no futuro sua qualidade de vida, mesmo diante das variações apresentadas pela Previdência Social. A Previdência Privada é um investimento para pessoas que querem garantir o seu futuro financeiro sem precisar depender apenas do INSS.
Esse investimento é muito similar a aposentadoria do INSS, porém a principal diferença é que, como o nome, previdência privada, já diz, é um investimento privado.
Como funciona?
Com a consultoria personalizada da Nórdica, entendemos quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, assim podemos sugerir como será seu investimento mensal levando em consideração tempo de investimento e tipo de tributação.
Quando o período do contrato chegar ao fim, você para de investir e passa a ter o direito ao valor do investimento + ganhos financeiros. Além disso, você pode optar por resgatar o montante total ou disparar renda vitalícia.
Quais são os tipos de Previdência Privada?
Podemos encontrar duas opções: Previdência Privada Aberta ou a Previdência Privada Fechada.
A diferença entre essas duas é que enquanto na Previdência Privada Aberta qualquer pessoa pode contratar um plano, seja física ou jurídica, com o auxílio da Nórdica, uma seguradora ou banco.
Já a Previdência Privada Fechada é oferecida pelas empresas, ou seja, apenas quem pode participar são os funcionários. E mesmo que esse funcionário saia da empresa, ele pode continuar com a previdência, pois não é obrigatório desligar-se por esse motivo. Esta contratação não é feita por seguradoras ou bancos, mas sim por entidades sem fins lucrativos, que chamamos de fundo de pensão.
Aconselhamos que: independente da opção, é importante que se faça uma simulação para verificar as condições oferecidas e do valor a ser resgatado.
Tem carência?
Normalmente, os planos de previdência privada têm prazo de carência para resgate ou portabilidade de até 60 dias a partir da contratação. Caso você queira resgatar o dinheiro antes, pode haver prejuízos, como por exemplo a taxa de saída.
Quais são as vantagens que podemos destacar?
- É a opção mais segura de garantir sua qualidade de vida no futuro;
- Mais flexibilização na hora do resgate, visto que você pode abrir um negócio com esse dinheiro;
- Flexibilidade na escolha do plano, ou seja, você pode personalizar o seu plano de acordo com as suas necessidades, como por exemplo, escolher o tempo que você quer contribuir.
Como sempre falamos, é melhor se prevenir do que remediar, certo? Por isso, pense bem em como você vai querer estar em seu futuro e com sua aposentadoria: Aproveitar e relaxar ou se preocupar com a falta de dinheiro?
Apostamos que sua resposta seja aproveitar e relaxar, por isso aconselhamos você a contratar a Previdência Privada, porque assim você não dependerá inteiramente do dinheiro do INSS, fora que não precisará se preocupar caso alguma regra da aposentadoria do governo mude.