Pessoas com deficiências físicas possuem uma série de necessidades especiais, inclusive, para dirigir um veículo. Muitas vezes, o carro deve ser adaptado para as suas necessidades, facilitando a direção. Outra especificidade desse público é o desconto para comprar um automóvel garantido pela lei brasileira. Mas, afinal, como funciona o seguro automóvel para pessoas com deficiências físicas?
Muitas pessoas têm dúvidas se as regras são as mesmas e se a indenização considera o valor de compra do veículo com ou sem o desconto. Continue a leitura para entender como funciona e quais as especificidades para as pessoas com deficiência física.
Como funciona o seguro automóvel para pessoas com deficiências físicas?
As pessoas com deficiências, mas que não são impedidas de dirigir, possuem condições especiais em relação à carga tributária. Assim, a legislação brasileira oferece a isenção tributária na aquisição de veículos novos para PCDs. Dessa forma, os veículos são vendidos com descontos de até 30% para esse público, como uma forma de incentivo para essa parte da população.
Porém, isso não significa que o valor com desconto é considerado na apólice do seguro. Afinal, assim como os demais públicos, o que consta para a indenização é o valor do veículo na tabela FIPE.
Como funciona a indenização no seguro automóvel para PCDs?
Em casos de sinistro com perda total (roubos, acidentes e outras situações previstas no contrato) o seguro cobre 100% de indenização, de acordo com a tabela FIPE. Essa regra vale para todos os segurados, incluindo as pessoas com deficiência física que compraram o carro com desconto.
O seguro cobre os equipamentos especiais?
Em muitos casos, PCDs precisam fazer uma série de modificações para permitir a condução do veículo. Uma grande dúvida em relação a isso é se o seguro cobre os equipamentos especiais. A resposta é que depende.
Assim, ao contratar um seguro automóvel, as pessoas com deficiências físicas devem informar todas as adaptações e mudanças realizadas no veículo. Com isso, o seguro pode realizar o pagamento adequado no caso de indenizações por furto ou roubo, entre outras situações. Mas atenção, tudo vai depender da cobertura do seguro, pois essa cobertura é considerada um serviço extra.
Assim, o proprietário deve descrever todos os itens do carro, que geralmente são acompanhados também de fotografias. Dessa forma, esse registro funciona de maneira a garantir que todos os detalhes do veículo estão contemplados no contrato, caso houver uma cláusula de cobertura dos equipamentos especiais nas situações previstas no contrato.
Conte com a Nórdica Seguros!
O seguro automóvel é a melhor forma de garantir a segurança do seu patrimônio. Dessa forma, a seguradora fica responsável pelos reparos, danos a terceiros, perdas por furto ou roubo, além de cobrir danos causados por catástrofes naturais.
E com as pessoas com deficiência física a cobertura é a mesma dos demais públicos. Vale a pena entrar em contato conosco e verificar a possibilidade de cobertura dos equipamentos adicionais do seu veículo, para trazer ainda mais segurança para o seu dia a dia.
Acesse nosso site e conheça nossas coberturas!