A campanha Setembro Amarelo tem origem bem longe do Brasil. Começou nos Estados Unidos da América, após o suicídio de um garoto de 17 anos. Hoje, a campanha representa apenas uma parte dos esforços da sociedade em busca de mais saúde mental. E como esse tipo de conscientização pode ser promovida nas empresas?
Recentemente, a notícia de um jovem que tentou suicídio ao se jogar da janela do escritório onde trabalhava trouxe com força a discussão sobre a saúde mental no ambiente de trabalho, os efeitos do assédio, e principalmente, a urgência das empresas discutirem temas como a prevenção ao suicídio.
O que é o Setembro Amarelo?
A campanha Setembro Amarelo marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A OMS (Organização Mundial de Saúde) fez um levantamento e observou que, apenas em 2019, 1 em cada 100 mortes, acontecia por suicídio. Essa é uma batalha diária contra um inimigo invisível.
O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um dos motivos que levou o mês de setembro a ser dedicado a essa causa. No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida é um dos principais responsáveis por campanhas de conscientização, eventos e suporte às pessoas em seus momentos difíceis através de uma linha direta com voluntários à disposição para uma conversa.
A importância de falar sobre o tema
Medo e vergonha não podem ser obstáculos para que empresas toquem no assunto suicídio. O ambiente corporativo e empresarial costuma envolver competitividade, pressão, altas cargas de estresse e por vezes alguns desentendimentos.
Aproveitar a campanha Setembro Amarelo para abrir uma conversa sobre prevenção ao suicídio dentro da empresa torna o ambiente mais confiável e seguro para o colaborador que vem enfrentando seus problemas em silêncio.
Prepare os líderes de equipe
Responsáveis pelo trabalho em equipe – mas também por pessoas – os líderes precisam saber como lidar com situações envolvendo saúde mental no ambiente empresarial.
Desestimular piadas sobre problemas mentais, estimular a busca por tratamento adequado e por uma conversa sincera com pessoas de confiança ou especialistas, são atitudes que precisam fazer parte da lista de soft skills de um bom líder de equipe.
Promova conscientização e ofereça apoio
Setembro é um mês já conhecido pela cor – o amarelo – e pela causa que carrega. A prevenção ao suicídio é uma campanha que pode ser promovida através de:
Palestras;
Workshops;
Exercícios em grupo;
Envolvimento com causas sociais;
Apoio psicológico;
E até mesmo conversas individuais.
É uma questão de mostrar para todos os envolvidos no ambiente da empresa que aquele é um lugar em que sua saúde mental será respeitada.
Faça a saúde mental ser parte da cultura da empresa
A cultura da empresa envolve tanto a forma de trabalhar, se posicionar no mercado, quanto as visões e valores do negócio. Mais do que isso, inclui promover aos colaboradores a saúde mental como prioridade, para que o trabalho seja realizado por pessoas que se sentem seguras no local em que estão.
O ambiente empresarial é uma ferramenta nas mãos do gestor para o crescimento da equipe.
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