O período considerado pós-pandemia trouxe de volta as viagens, tanto a lazer quanto a trabalho. A retomada da economia segue firme, enquanto a circulação de pessoas pelo mundo volta a aumentar. Entretanto, tão relevante para as finanças quanto as viagens a turismo, as viagens corporativas movimentam outro mercado: o de seguro viagem para empresários.
Pare do movimento duty of care, ou dever de cuidar aplicado por muitas empresas, a contratação de seguro viagem para empresários aumenta o bem-estar e a segurança do colaborador que precisa viajar a trabalho.
Antes de contratar um seguro viagem para sua empresa, entenda a importância desse tipo de seguro para empresários.
Qual a diferença do seguro viagem para empresários do seguro viagem comum?
De modo geral, ambos os seguros não possuem grandes diferenças entre si. Tanto o seguro viagem para empresários quanto o seguro viagem “comum” servem para cobrir imprevistos durante a estadia durante a viagem.
Entretanto, o seguro viagem para empresários tem cobertura diferenciada, já que as necessidades de quem viaja a trabalho são outras. Assim, para empresários, o seguro viagem visa garantir que o trabalho seja concluído sem grandes ocorrências.
A principal diferença entre os seguros viagem para empresários e os demais, é o valor: para viagens corporativas, o preço da contratação pode acabar sendo reduzido, já que pode ser adquirido de maneira coletiva.
Como funciona o seguro-viagem para empresários?
Também chamado seguro viagem corporativo, o seguro viagem para empresários pode ser contrato individual ou coletivo. Ainda, é possível contratá-lo para uma ou várias viagens de uma vez. Tudo irá depender do valor que o gestor está disposto a gastar e se o seguro escolhido atende as necessidades da empresa.
No ato da contratação, a empresa deve considerar a duração da viagem, quantas pessoas estarão envolvidas e qual o destino. Meio de transporte e objetivo da viagem também podem interferir no valor final do seguro.
Viagens internacionais tendem a exigir um pouco mais de atenção de quem escolhe o seguro, pois, por exemplo, deve haver certeza de que será oferecida assistência médica fora do território nacional pelo plano escolhido.
O seguro viagem para empresários cobre que tipos de imprevistos?
O seguro viagem corporativo pode cobrir desde assistência médica e odontológica até:
- Assistência legal;
- Tratamento farmacêutico;
- Acidentes pessoais;
- Extravio ou perda de documentos;
- Internações hospitalares;
- Custos com repatriação;
- Traslados de emergência;
- Custos com atrasos ou cancelamento de voos;
- Seguro por acidente;
- Morte acidental;
- Invalidez, etc.
Esses são alguns exemplos de cobertura. Lembre-se de procurar a seguradora que melhor atender as suas necessidades empresariais.
Quais cuidados ter antes de contratar o seguro viagem para empresários?
Lembre-se de, ao falar com seu corretor, esclarecer os detalhes da viagem, o valor da contratação, qual o modelo (se customizado ou padrão, por exemplo) e o que o seguro viagem para empresários não cobre. Ao assinar o contrato, não deixe que detalhes fiquem subentendidos.
O sucesso de uma viagem de negócios não precisa ser afetado por imprevistos quando o seguro viagem para empresários pode ser a solução.
Para mais detalhes sobre seguros de viagem, consulte um dos especialistas da Nórdica Seguros.